quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Padrão de Deus Para as Famílias

O Padrão de Deus Para as Famílias
A idéia de família não foi inventada por um filósofo grego barbudo, nem por um professor medieval alienado, com a cabeça nas nuvens, nem por um guru preguiçoso contemplando o próprio umbigo. Ela é fruto da mente sadia e perfeita de Deus. E ao instituir a família, o Senhor estabeleceu claramente padrões que regulassem a sua existência. Como, por exemplo:
“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção” - Salmo 127.1a
1. Padrão monogâmico
Diz a Bíblia que Deus criou o homem (Gn 1.27). Depois, vendo que a solidão não era boa para a sua saúde mental e espiritual, o Senhor disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. (...) para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gn 2.18-23).
Observemos que Deus fez uma Eva para um Adão. Se, em sua sabedoria, o Criador estabeleceu assim, que assim seja. Ou será que Ele não sabia o que estava fazendo? Se Ele quisesse que a poligamia fosse o padrão, teria feito várias Evas para Adão.
2. Padrão monoteísta
O Deus que se revelou a Israel é único. Não há outro. Nem igual, nem superior, como a conclusão a que chegou Jetro, o sogro de Moisés: “Agora, sei que o SENHOR é maior que todos os deuses, porque livrou este povo [Israel] de debaixo da mão dos egípcios, quando agiram arrogantemente contra o povo” (Êx 18.11). A maioria das religiões possui um panteão, “templo arredondado que, na Roma antiga, era dedicado a todos os deuses”. Os que adoram o Deus vivo não constroem panteão, porque têm apenas um Deus.
3. Padrão monolítico
O dicionário Aurélio, em seu verbete monolítico, explica que é o que se diz de “coluna, obelisco, etc., talhado num só bloco de pedra”. Figurativamente, completa, “diz-se do caráter, do sentimento, da crença, etc., que não apresenta rupturas, que é íntegro”.
A família foi imaginada por Deus para oferecer um ambiente em que as pessoas se integrem e, como conseqüência, sejam íntegras. Como diz Warren W. Wiersbe, a grande crise hoje é de integridade. Faltam ao país homens íntegros. Precisamos desesperadamente recuperar o padrão de integridade que Deus criou para as famílias. E que elas produzam homens e mulheres segundo o perfeito padrão divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário