quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CAMINHOS PARA AMAR

CAMINHOS PARA AMAR
O casamento é uma experiência de viver com o outro, de partilhar a luta pela vida, de caminhar juntos no cotidiano, expressão maior do amor. O amor é o sentimento mais bonito e mais forte que pode haver entre duas pessoas. O ser humano só se realiza humanamente quando conhece e pratica o verdadeiro amor. Porém, o amor necessita ser demonstrado através de gestos e de atitudes concretas, pois, ele é fruto de esforço, algo que precisa ser conquistado. Mas isso, não se torna possível em um só dia, o verdadeiro amor é o esforço de toda a vida.
“O amor é uma atividade, e não um afeto passivo; é um “erguimento” e não uma “queda”. De modo geral, o caráter ativo do amor pode ser descrito afirmando-se que o amor, antes de tudo, consiste em dar, a não em receber” ( Pedro Cometti).
Amar significa aceitar o outro, exigindo esforço mútuo, paciência, humildade, sensatez, solidariedade, respeito e persistência. Também, significa saber perdoar, compreender, construir um relacionamento através do diálogo e da disponibilidade de esquecer e de recomeçar. No entanto, não se pode confundir amor com atração sexual, com simpatia ou admiração, que inegavelmente são de suma importância, mas não têm base para o sustento de um relacionamento sério e comprometido.
A vida a dois oferece muitíssimas ocasiões para trocar mente e coração. No encontro com o outro ficamos nos conhecendo melhor, descobrimos aspectos da personalidade nunca dantes notados, e percebemos o que ao outro desagrada ou ofende. Quem ama de verdade se arrepende, se corrigir e. O fato é recíproco, e um casal que se ama não deixa perder as ocasiões para falar com clareza e confiança, para se perdoar e tudo recomeçar com renovado empenho
No casamento as pessoas iniciam um projeto de vida, incorporando a este projeto todos os aspectos da existência do ser humano. A partir do amor, pois quem ama deseja viver e expressar este amor de uma forma completa, na duração, na fidelidade e também na preocupação de um crescimento dinâmico e constante, com muita criatividade, onde o casal possa além de amadurecer, consiga ajudar-se mutuamente, procurando fazer a felicidade de ambos, construindo juntos uma comunidade de vida e de amor. Porém, este projeto de vida, esta comunidade de amor, precisa ser construído dia-a-dia, tendo como pano de fundo o diálogo, a compreensão, a solidariedade e o respeito, pois, na verdade, nem o casamento civil, nem tão pouco o religioso, livrará o casal dos ricos de crises, desgastes, infidelidade ou provações.
Nada em nossa vida, acontece como passe de mágica; tudo é construído por nós. Os relacionamentos, e não apenas o trabalho, são nossas criações. A criatividade no amor se avalia pela maneira como cuidamos e desenvolvemos nossos relacionamentos, como os fazemos brotar, florescer, desabrochar, melhorar ou murchar. O amor é altamente criativo; depende de nós velarmos por nossas relações
Assim, amar é ter esperança. Fato que exige presença atuante, porque quem pretende ser amado, necessita amar, ser amável, de uma forma real, autêntica, não através de meras formalidades. Daí, o tornar-se um desafio em todos os níveis e setores da vida conjugal.
Finalmente, sem amor as pessoas não podem ser felizes nem proporcionar felicidade aos outros, pois, ama quem é fiel aos seus compromissos com a pessoa amada, quem renuncia ao egoísmo, quem é capaz de relacionar-se, conviver com outros semelhantes, quem realmente é capaz de compreender que o verdadeiro sentido da vida é o amor.
Rev. Lugon 

Um comentário: